Pular para o conteúdo principal

"Mudaram as estações" , tudo mudou...

(A esquina de casa, no meio da tarde, de algum dia do verão, 2008...)

Hoje eu sei que não dá para entender o porquê dos suecos, e outros povos, mudarem radicalmente seu comportamento de acordo com as estações do ano. A verdade é que só dá para entender se você sente a mudança, literalmente, na pele.

Mesmo sabendo disso, pensei que algumas fotos podem tentar dar uma idéia de como a vida acaba sendo outra, quando uma estação chega e a outra vai embora.

Aqui, três fotos do caminho de árvores que passa pela minha rua. Nele a gente passeia de bicicleta, leva o Ângelo no parquinho, encontra as pessoas, toma caminho para cruzar a cidade... Mas ele é um em cada estação e faz com que a gente que vive por aqui, também mude conforme o tom das árvores e a cor do dia...

Estamos quase em setembro e a paisagem que está como essa aí de cima, vai perder cor e volume. Hoje foi um dia lindo, depois de alguns com muita chuva, mas o verão mesmo já se foi e os dias estão começando a esfriar e a ficar cada vez mais curtos. As noites, em breve, serão longas.


(A mesma esquina de casa, as cinco horas de uma tarde de outono... março, 2008)

Os 35 graus que a gente tomava na praia aqui da cidade já estão sendo substituídos por 18 no termômetro. Logo serão zero, depois -1, -5, -10...

É o inverno escandinavo à nossa porta... É hora de começar a imbernar, comprar coisa legal pra casa e ficar quietinho e só acordar no próximo verão... no ano que vem...


(E, de novo, a esquina de casa, as três da tarde, no azul escuro que ela vai ficar a partir de novembro, foto de fevereiro de 2008)

Comentários

Lúcia Soares disse…
Olá, Sônia! Enviei um comentário em seu post de 26/08 mas não entrou. Bom, espero que este vá! Impressionante a mudança na paisagem. Eu não conseguirira viver em um lugar de inverno rigoroso. Detesto frio. Tudo fazemos, por uma boa causa, mas isso tenho quase certeza que não conseguiria... A beleza da diversidade dos climas fica impressionante numa foto.Bom outono e um inverno menos rígido, pelo menos...
Somnia Carvalho disse…
Hey Lucia!

O comentário do outro dia chegou junto com esse! Obrigada!

A Lilás tem sido ótima referência e feito bastante propaganda do blog! E você tem um também? Tentei achar, mas nao consegui...

Então, hoje o dia foi lindo, quase tirei o post depois, mas eu já havia escrito ontem. Sabe que eu sempre fui a pessoa mais friorenta do mundo? usava meia calca com 25 graus.. sempre reclamei e sempre achei que nunca me acostumaria...

a verdade é que tem um lado muito gostoso do frio que a gente pode aproveitar... mas o mais dificil mesmo aqui nao é o frio Lúcia... é a escuridao do inverno... entao o inverno e rigoroso nesse sentido!

venha e prove! que tal!
Beth/Lilás disse…
Oi, garotinhaaa.
Primeiramente desculpe-me os erros, pois estou num laptop e odeio.
Quanto ao lindo post, acho simplesmente adoravel poder perceber e vivenciar tudo isto. As estacoes neste hemisferio sao tao visiveis e cada uma tem sua beleza.
Bem, mas sou suspeita, pois adoro o frio e tudo que ele contem. Diferente da Lucia, posso viver tranquilamente em lugares frios e adoraria poder estar ai e sentir o inverno rigoroso de voces.
O que a maioria dos brasileiros nao sabem e que estes paises estao preparados para aguentar estas temperaturas com aquecimento nas casas e quase todos os lugares por onde se vai. Dificil sentir frio entao. Ja no nosso pais, por nao termos este tipo de conforto, sentimos as vezes muito mais que voces.
A unica coisa muito chata deve ser os dias tao escuros, sem quase nada de sol. Adoro frio com sol.
Alias, nosso invernito este ano foi assim - dias friozinhos e um lindo sol com muita seca.
As fotos tambem estao um show.
beijo carioca quente
Somnia Carvalho disse…
Lilás,

não achei erros, só falta de acento! rs... mas que é insuportavel achar no computador no qual a gente nao ta acostumado a trabalhar.

é isso mesmo. Tudo ta preparado pro frio... casa, roupa, sapatinho, tudo... mas a gente não consegue contornar a escuridão... isso não ha remedio!

alias há! tem que tomar vitamina D!

O melhor tempo do inverno e quando neva... porque ai nao tem chuva ou vento... e tem o sol...

vou tirar mais fotos esse ano e por no blog.. e voce vai ver que terrivel!!! beijao

Postagens mais visitadas deste blog

"Ja, må hon leva!" Sim! Ela pode viver!

(Versão popular do parabéns a você sueco em festinha infantil tipicamente sueca) Molerada! Vocês quase não comentam, mas quando o fazem é para deixar recados chiquérrimos e inteligentes como esses aí do último post! Demais! Adorei as reflexões, saber como cada uma vive diferente suas diferentes fases! Responderei com o devido cuidado mais tarde... Tô podre e preciso ir para a cama porque Marinacota tomou vacina ontem e não dormiu nada a noite. Por ora queria deixar essa canção pela qual sou louca, uma versão do "Vie gratuliere", o parabéns a você sueco. Essa versão é bem mais popular (eu adorava cantá-la em nossas comemorações lá!) e a recebi pelo facebook de minha querida e adorável amiga Jéssica quem vive lá em Malmoeee city, minha antiga morada. Como boa canção popular sueca, esta também tem bebida no meio, porque se tem duas coisas as quais os suecos amam mais que bebida são: 1. fazer versão de música e 2. fazer versão de música colocando uma letra sobre bebida nela. Nest

"Em algum lugar sobre o arco íris..."

(I srael Kamakawiwo'ole) Eu e Renato estávamos, há pouco, olhando um programa sueco qualquer que trazia como tema de fundo uma das canções mais lindas que já ouvi até hoje. Tenho-a aqui comigo num cd que minha amiga Janete me deu e que eu sempre páro para ouvir.  Entretanto, só hoje, depois de ouvir pela TV sueca, tive a curiosidade de buscar alguma informação sobre o cantor e a letra completa etc. Para minha surpresa, o dono de uma das vozes mais lindas que tenho entre todos os meus cds, não tinha necessariamente a "cara" que eu imaginava.  Gigante, em muitos sentidos, o havaiano, e não americano como eu pensava, Bradda Israel Kamakawiwo'ole , põe todos os estereótipos por terra. Depois de ler sobre sua história de vida por alguns minutos, ouvindo " Somewhere over the rainbow ", é impossível (para mim foi) não se apaixonar também pela figura de IZ.  A vida tem de muitas coisas e a música é algo magnífico, porque, quando meu encantamento por essa música come

O que você vê nesta obra? "Língua com padrão suntuoso", de Adriana Varejão

("Língua com padrão suntuoso", Adriana Varejão, óleo sobre tela e alumínio, 200 x 170 x 57cm) Antes de começar este post só quero lhe pedir que não faça as buscas nos links apresentados, sobre a artista e sua obra, antes de concluir esta leitura e observar atentamente a obra. Combinado? ... Consegui, hoje, uma manhã cultural só para mim e fui visitar a 30a. Bienal de Arte de São Paulo , que estará aberta ao público até 09 de dezembro e tem entrada gratuita. Já preparei um post para falar sobre minhas impressões sobre a Bienal que, aos meus olhos, é "Poesia do cotidiano" e o publicarei na próxima semana. De quebra, passei pelo MAM (Museu de Arte Moderna), o qual fica ao lado do prédio da Bienal e da OCA (projetados por Oscar Niemeyer), passeio que apenas pela arquitetura já vale demais a pena - e tive mais uma daquelas experiências dificilmente explicáveis. Há algum tempo eu esperava para ver uma obra de Adriana Varejão ao vivo e nem imaginava que