Pular para o conteúdo principal

O Dia Nacional da Suécia e a Festa dos Formandos do Ano

(A festa dos formandos suecos, fonte: http://www.gonomad.com/roundworldphoto/)

Sexta-feira foi feriado aqui na Suécia: o Dia Nacional da Suécia. O povo todo aproveitou o dia muito quente para ir à praia e torrar, sem chapéu, sem guarda-sol e sem protetor solar. Nada de celebrar o feriado político.

As comemorações da semana ficaram mesmo por conta dos formandos do terceiro ano. Com o fim do segundo grau, os jovens e as jovens suecas fazem festa por uma semana toda, pelo menos.

Eu fiquei lembrando das nossas formaturas do segundo grau, chaatas que só vendo, pelo menos até as que eu ainda frequentava. Provavelmente eles também têm a parte formal, eu imagino, mas a festa é bem diferente do nossa valsinha e do "Coracao de Estudannnnnte".

A mulherada usa vestido de festa, branco. Mais ou menos o que usamos para grandes festas de reveillon aí, mas um pouco mais exagerados. Salto alto, cabelo arrumado, maquiagem, tudo que tem direito pra ficar loira, alta, linda e exageradamente tudo.

Os meninos usam terno escuro, gravata, sapato social. Eles e elas usam um cap (chapéu) de marinheiro. É esquisito. Tem uns que ficam mucho brega, mas devo confessar, é legal. É diferente.

Perguntei sobre o significado da roupa branca, do cap e tudo o mais para minha amiga sueca, Paulina, que é advogada e também celebrou da mesma forma a tradicional formatura do "ginásio". "Para mostrar que agora nao sao mais criancas, mas adultos", disse ela.

Adultos que usam vestidos sensuais, caps de marinheiro, roupa pomposa de quem tem dinheiro ou de quem agora só vai comemorar.

A cidade toda fica em povorosa. Os alunos alugam caminhoes que desfilam com muitos galhos de árvores, música e todos os formandos pululantes em cima. O barulho também é maior por conta dos milhares de assobios e piora um pouco quando um grupo encontra outro no meio da cidade.

Eu ouvi de algumas amigas brasileiras aqui que a festa é boba, sem sentido e muito barulhenta. Cada um pode achar o que quiser da festa, mas sabe o que acho? Que os jovens suecos celebram a formatura do segundo grau de uma forma bem peculiar, e bem mais, mas muito mais, animada e jovial do que a gente faz, por exemplo. Eu até concordo que muita festa sueca é bem sem graca, como por exemplo o Midsummer, que celebra o solstício de verao. Nao que o sentido seja sem graca, mas eles celebram meio que cada qual no seu canto, com seus amigos e familiares. Até é legal, mas de festona mesmo, nao tem nada. E se você nao é convidado para alguma, como a gente no ano passado, por exemplo, entao é um porre.

Para matar minha curiosidade sobre a tal festa de formatura, fiquei com Angelito aqui na frente do grande colégio de St. Pauli, em frente de casa na sexta passada. Na frente do colégio, centenas de pais, parentes e amigos. Todos vestidos para festa, com uma placa enorme trazendo a foto do formando, quando ainda era bem crianca. E esperam. E gritam. E é uma ansiedade como se aguardassem por uma celebridade. Enquanto isso, os filhos crescidos, com decotes e barba, aparecem nas janelas do Colégio, acenam, gritam, mostram bandeiras. Cantam.

Vi no rosto de alguns pais uma emocao incrível. E essa emocao eu lembro de ter visto nos olhos dos nossos pais aí também.

De repente, uma banda aparece. Toca lá qualquer cancao que eu nao conheco, mas todos conhecem bem e a molecada toda sai para encontrar os parentes. Esses mesmos que voltam para casa, enquanto os filhos vao tomar rumo dos caminhoes e carros conversíveis para desfilar pela cidade toda.

Tirei muitas fotos, mas ficaram todas muito ruins.

Alguns exageram e bebem demais. Ou gritam demais. E talvez por isso tem hora que cansa o ouvido. Mas eu, ao menos, nao vi nada que me incomodasse. Nao tem gente se pegando na rua, e tudo é muito seguro.

Eu prefiro essa festa e ver gente feliz da vida, pululante pela cidade, e reconhecer que eles têm lá seus momentos de muita euforia. Os suecos podem ser muito animados, quando querem.

E, é bom dizer, podem ser mais animados do que eu mesma fui na minha formatura de terceiro ano.

ps: semana que vem chega meu micro e espero atualizar fotos, posts etc. Espero também usar acentuacao no texto todo. Por enquanto, só desculpas mesmo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Em algum lugar sobre o arco íris..."

(I srael Kamakawiwo'ole) Eu e Renato estávamos, há pouco, olhando um programa sueco qualquer que trazia como tema de fundo uma das canções mais lindas que já ouvi até hoje. Tenho-a aqui comigo num cd que minha amiga Janete me deu e que eu sempre páro para ouvir.  Entretanto, só hoje, depois de ouvir pela TV sueca, tive a curiosidade de buscar alguma informação sobre o cantor e a letra completa etc. Para minha surpresa, o dono de uma das vozes mais lindas que tenho entre todos os meus cds, não tinha necessariamente a "cara" que eu imaginava.  Gigante, em muitos sentidos, o havaiano, e não americano como eu pensava, Bradda Israel Kamakawiwo'ole , põe todos os estereótipos por terra. Depois de ler sobre sua história de vida por alguns minutos, ouvindo " Somewhere over the rainbow ", é impossível (para mim foi) não se apaixonar também pela figura de IZ.  A vida tem de muitas coisas e a música é algo magnífico, porque, quando meu encantamento por essa música come

"Ja, må hon leva!" Sim! Ela pode viver!

(Versão popular do parabéns a você sueco em festinha infantil tipicamente sueca) Molerada! Vocês quase não comentam, mas quando o fazem é para deixar recados chiquérrimos e inteligentes como esses aí do último post! Demais! Adorei as reflexões, saber como cada uma vive diferente suas diferentes fases! Responderei com o devido cuidado mais tarde... Tô podre e preciso ir para a cama porque Marinacota tomou vacina ontem e não dormiu nada a noite. Por ora queria deixar essa canção pela qual sou louca, uma versão do "Vie gratuliere", o parabéns a você sueco. Essa versão é bem mais popular (eu adorava cantá-la em nossas comemorações lá!) e a recebi pelo facebook de minha querida e adorável amiga Jéssica quem vive lá em Malmoeee city, minha antiga morada. Como boa canção popular sueca, esta também tem bebida no meio, porque se tem duas coisas as quais os suecos amam mais que bebida são: 1. fazer versão de música e 2. fazer versão de música colocando uma letra sobre bebida nela. Nest

O que você vê nesta obra? "Língua com padrão suntuoso", de Adriana Varejão

("Língua com padrão suntuoso", Adriana Varejão, óleo sobre tela e alumínio, 200 x 170 x 57cm) Antes de começar este post só quero lhe pedir que não faça as buscas nos links apresentados, sobre a artista e sua obra, antes de concluir esta leitura e observar atentamente a obra. Combinado? ... Consegui, hoje, uma manhã cultural só para mim e fui visitar a 30a. Bienal de Arte de São Paulo , que estará aberta ao público até 09 de dezembro e tem entrada gratuita. Já preparei um post para falar sobre minhas impressões sobre a Bienal que, aos meus olhos, é "Poesia do cotidiano" e o publicarei na próxima semana. De quebra, passei pelo MAM (Museu de Arte Moderna), o qual fica ao lado do prédio da Bienal e da OCA (projetados por Oscar Niemeyer), passeio que apenas pela arquitetura já vale demais a pena - e tive mais uma daquelas experiências dificilmente explicáveis. Há algum tempo eu esperava para ver uma obra de Adriana Varejão ao vivo e nem imaginava que